sexta-feira, 4 de outubro de 2013

RCJ 2013: Sal e Luz



O dia 22 de setembro de 2013 foi marcado por um evento que nos fez reavivar nosso tempero e luminosidade: o RCJ NSVP 2013.



Num domingo intenso, mas cheio de alegria, houve tempo para tudo:

  • Reflexão
  • Aprofundamento
  • Animação
  • Integração








Nada se faz sozinho. Por isso, nosso dia começou com a Santa Missa na comunidade, pedindo a Deus que graças fossem derramadas para este dia de inspirações.

Logo após a Missa, todos se dirigiram ao Salão Paroquial, onde foram recepcionados com um cafezinho, fotos e muito carinho.





Deram as boas-vindas, o casal Márcio e Cleusi, representando a equipe RCJ 2013 composta por Marcelo e Dinéia, Rafa e Nanda, Léo e Márcia, Adilson e Tati e coordenada pelo casal Edinho e Déia. Era o anúncio de que nosso dia estava começando pra valer!!!



A liturgia também estava a mil e foi parte importante neste dia. Parceria total que formou uma só equipe RCJ! Enviai teu Santo Espírito, Senhor!!!




Na parte da manhã... 

Foram apresentados exemplos de Sal e Luz  trazidos pelo nosso Papa Francisco e evidenciados em sua visita ao Brasil, na JMJ Rio 2013. Porém, a manhã não foi apenas de palestra, pois os presentes também puderam participar, reassumindo a missão a qual somos enviados.

Relembrando...

Dois foram os exemplos de vida deste Homem de Deus que servem de inspiração para nós hoje:

1. Ser SAL e LUZ no jeito de ser

Trabalhamos com a LUZ que preenche nossos corações ao vermos os gestos de amor e coerência do Papa Francisco, que chama a atenção justamente pela sua simplicidade. Para ilustrar, foi passado um vídeo, o qual traz os melhores momentos de nosso Papa na Jornada. Veja abaixo o quanto ele nos ilumina pelo amor que transmite com seu jeito de ser (CLIQUE na imagem).



2. Ser SAL e LUZ como missão

O Sal de nada serve se não salgar. Eis nossa missão de cristãos jovens após a JMJ 2013, cuja Missa de Envio marcou forte em nossos corações este compromisso. Nas palavras do Papa ele dizia: IDE SEM MEDO PARA SERVIR! 

"Jesus não disse: «Vai», mas «Ide»: somos enviados em grupo. Queridos jovens, sintam a companhia de toda a Igreja e também a comunhão dos Santos nesta missão. Quando enfrentamos juntos os desafios, então somos fortes, descobrimos recursos que não sabíamos que tínhamos. Jesus não chamou os Apóstolos para viver isolados, chamou-lhes para que formassem um grupo, uma comunidade” (Papa Francisco, na Homilia da Missa de Envio - JMJ Rio 2013).




Sobre estes dois exemplos, o pessoal, dividido em grupos, teve de uma forma criativa para responder as perguntas:

O que posso fazer para ser mais temperado no mundo?
O que posso fazer para ser mais iluminado no mundo?
(O que você acha? Deixe seu comentário logo abaixo!)

Este foi um momento muito lindo no RCJ, no qual todos se envolveram e realmente quiseram mostrar quão temperado e iluminados eram em seus grupos. Foi emocionante ver o pessoal mostrando interesse para que pudesse temperar um pouco mais o dia de cada um que ali estava, levando na memória exemplos de como ir sem medo iluminar o mundo!

Na parte da tarde...
As apresentações iniciaram com chave de ouro nosso 2º tempo. Elas foram ricas em palavras e gestos, exemplos e testemunhos! Parabéns pelo empenho, pessoal! Proclamamos que queremos ser SAL, LUZ e o rosto de JESUS. Vamos sem medo, fazer discípulos é nossa missão!














Após as apresentações houve um momento de reflexão com a mensagem do Trem da Vida (com fotos das famílias passando no telão. Veja todas as fotos - CLIQUE AQUI).





A seguir, foi a vez da palestrante convidada, Irmã Élida, a qual falou sobre o exemplo de Maria como Sal e Luz. "Maria nos ajuda a cumprir nossa missão!"






Após a pausa para o café da tarde, pudemos nos maravilhar com as palavras de sabedoria do casal convidado Sidney e Karina, que nos falaram sobre o ser Sal e Luz como sentido de nossa vida.





Na sequência, foi a vez do Padre Rodrigo nos brindar com algumas palavras, fechando nosso estudo sobre ser SAL e LUZ em comunidade.

Para finalizar, houve um momento de reflexão e entrega, guiado pela Nanda e pela Tati. Nele, as meninas entregaram corações de papel, onde deveríamos escrever o que de mais íntimos gostaríamos de entregar a nosso Senhor. Todos os corações foram recolhidos para que pudessem ser entregues. E a entrega foi feita na hora.



Liderados pela liturgia, que seguia entoando um cântico, todos enfrentaram o chuvisco do final de tarde e fomos juntos à igreja, onde, em frente ao Sacrário, pudemos entregar os corações, adorar Cristo Eucarístico e receber a bênção final, encerrando o RCJ 2013 com muita paz e com a missão fortalecida de ser SAL e LUZ de verdade, pois o mundo precisa de bons exemplos!


Com certeza este foi um dia de desafios e graças. 
Agradecemos a Deus por ter providenciado tudo o que foi preciso para que nosso dia recebesse o tempero e a luz necessários para se tornar inesquecível.