quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Dom Jaime Spengler: novo Arcebispo de Porto Alegre


Para nós, MCJ NSVP, é uma honra e uma alegria imensa, pois desde 13 de março de 2011 Dom Jaime atuava como Vigário Episcopal do Vicariato de Gravataí, estando bem próximo de nós. Em nossa Paróquia SVP, presidiu celebrações importantes, como a Santa Missa da 8ª Romaria pela Paz e a Santa Missa do Bote Fé, ambas no ano passado.



"Nossa gurizada poderia chacoalhar o mundo e a Igreja", afirma o novo Arcebispo de Porto Alegre.



O mais jovem Arcebispo do Brasil, Dom Jaime Spengler, reforçou o discurso do Papa Francisco de humildade da Igreja.



A revelação foi feita nesta quarta-feira, 18 de setembro de 2013, pelo Arcebispo Dom Dadeus Grings. Nas primeiras horas depois de ser anunciado o novo Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler mostrou afinidade com o discurso do Papa Francisco, franciscano como ele. Antes da apresentação oficial, marcada para a manhã desta quarta-feira na Capital, o religioso mostrou fé com o potencial da juventude, mas preocupação com eventuais excessos. Com 53 anos, o religioso, que tomará posse em 15 de novembro, será o mais jovem Arcebispo do Brasil, segundo a Arquidiocese de Porto Alegre.



"Nossa gurizada poderia chacoalhar o mundo e a Igreja. O Papa está certo, o jovem tem de bagunçar um pouco as coisas, mas sempre evitando radicalismos. É preciso evitar os grupos minoritários fundamentalistas", afirmou Dom Jaime em entrevista à Zero Hora.

O novo Arcebispo faz uma aposta nos jovens porque vê uma transformação no mundo atual, que levam a questionamentos sobre as atuais referências da humanidade. Essa ebulição, na opinião dele, pode levar a uma nova compreensão de mundo.

"Para que isso chegue a um bom termo, algo precisa ser construído junto: o discernimento. Três pontos são fundamentais: estudo, oração e disposição ao diálogo", destacou.



Em outro momento, Dom Jaime intensificou o coro de Papa Francisco. Ele também fez a defesa de uma instituição mais humilde: "A Igreja precisa ser mais simples e ir ao encontro das periferias e dos pobres. É o que prega o evangelho".

A escassez de padres é, na opinião do antecessor, Dom Dadeus Grings, o principal desafio de Dom Jaime. Dom Dadeus renunciou quando completou 75 anos, como manda o Código de Direito Canônico, em 2011. O processo de sucessão, conforme Dom Dadeus, demorou dois anos pela relevância da Arquidiocese, a quinta maior do Brasil.


A página da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou o anúncio, juntamente com um breve perfil de Spengler. "A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã desta quarta-feira, 18 de setembro, que o Papa Francisco nomeou Dom Jaime Splenger como novo arcebispo de Porto Alegre (RS)", diz a nota. Além de bispo auxiliar, em 2010 ele foi nomeado pelo papa Bento XVI como Bispo titular de Patara. No Regional Sul 3 da CNBB, é o Bispo referencial da Pastoral da Educação, e também é membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

FONTES (adaptado): 
zerohora.clicrbs.com.br
g1.globo.com