domingo, 27 de outubro de 2013

Iº Encontro de Famílias SVP + Surpresa ao Padre Zé

No dia 26 de outubro de 2013, aconteceu o Iº Encontro de Famílias do recém-formato Setor Família SVP. Na noite daquele sábado, famílias da comunidade se reuniram no Salão Paroquial para ouvir uma palestra muito bem elaborada sobre o tema “Papa Francisco fala às famílias”, feita com muito carinho pelos nossos amigos Sidnei e Karina (MCJ - NSP). Todos eram bem vindos e puderam curtir muito esse momento de muita interação, uma verdadeira comunhão.


Mas a noite também reservava algumas surpresas... Em comemoração adiantada ao aniversário de vida (07/11) e sacerdócio (17/12) de nosso Pároco, Pe. Zé, a comunidade preparou algumas homenagens, mensagens e presentes, seguidos pela confraternização com direito a bolo e tudo! Parabéns Padre Zé!!!

Só quer ver as fotos? 
Vá para o nosso Álbum de fotos!



Parte 1: O Encontro de Famílias

O Setor Família é formado por casais do ECC, MCJ, Cursilho e Bom Pastor. A Equipe fez a acolhida a todos.

Com muita honra, Dom Jaime fez a partilha da Palavra, demonstrando admiração pela presença de tantas famílias num sábado à noite. Falou também sobre a importância deste evento e da beleza de ver tantos movimentos caminhando juntos, pelo bem das famílias. 


Disse que “Quando pai, mãe, escola e Igreja trabalham juntas é possível criar um filho com as medidas certas. Quando, lá pelas Bodas de Ouro dos pais, o filho para e diz ‘Eu tive um pai, eu tive uma mãe’, isso não tem dinheiro que pague.” Que possamos nos entregar às nossas famílias, sem medo, buscando o bem.





Após, o casal Sidnei e Karina iniciou a palestra principal, apresentando quem é o Papa Francisco, considerado o “Pastor atento ao outro”. Em sua história de vida, traz uma bagagem familiar muito forte e bonita, de união, amor e fé.


Papa Francisco
Clique na imagem para ver o vídeo sobre a vida deste homem de Deus.



Alertaram sobre o que a imprensa não católica traz como interpretação irresponsável das palavras de Francisco. Se ele diz "Ame a todos", eles interpretam: "Tudo é permitido".



Chamaram a atenção ao documento Luz da Vida, que traz os seguintes pontos principais (na foto abaixo):


Falaram, então, sobre mensagens do nosso Papa às famílias, tiradas de seus discursos na JMJ Rio2013, separando-as três pontos principais:
  • Quando preparamos uma comida, botamos sal para temperá-la. É preciso botar, também, amor na vida! (JMJ, Sexta-feira)
  • Ide sem medo para servir: não tenham medo de serem generosos na dedicação a Jesus Cristo. (JMJ, Missa de Envio)
  • Vocês tem que ir contra a corrente. Sejam revolucionários, sejam agentes de transformação. (JMJ, Encontro com os voluntários)
Mesmo após a JMJ, o Papa continua falando para nós, famílias, e tratando deste assunto. Estão marcados vários eventos sobre a família pelo mundo. Neste mesmo final de semana, por  exemplo, estava acontecendo um encontro com as famílias na Santa Sé. Entre os vários eventos previstos, está marcado o Encontro Mundial das Famílias – Filadélfia, 2015.

Clique na imagem para ver o site oficial do evento. 
Com certeza as mensagens nos tocam e motivam a ser diferentes e a lutar pelo “para sempre”! "Deixa Jesus te consolar, deixa Jesus te abençoar!"



Como fechamento, nosso Pároco, Pe. Zé, fez um comentário final, falando sobre a sua alegria em ver tantos movimentos juntos, buscando o bem comum, o bem da família. Falou que “hoje a família é uma presa fácil no mundo e precisa estar unida para ganhar força e poder se defender”.



Mas seu comentário foi interrompido, pois uma homenagem surpresa estava prevista!

Parte 2: A Surpresa





Narrada pela voz abençoada de nosso amigo Zete, uma mensagem surpresa foi lida, deixando claro que o momento agora seria cheio de carinho.





“Na minha bagagem (mochila: vivemos o tempo das mochilas) trago muita saudade, sonhos, utopias, certezas, rostos e nomes de caminheiros e irmãos e uma convicção: Fica só o que se reparte, o que se divide, se partilha. O resto é só volume, barulho…etc.” 



Com esta palavras de nosso Pároco, escritas no site da Paróquia, nossa amiga Lê deu sequência, entregando a ele, pelas mãos do Lipe, uma mochila (muito bonita, por sinal J), contendo alguns presentes que o alegraram e tocaram o coração.




“Marcas do que se foi, sonhos que vão e vem”, o som dessa música embalou a todos nesta homenagem que trazia mais carinho, desta vez pelas crianças que correram para abraçar o Padre Zé.


Muitas pessoas participaram da homenagem e puderam deixar depoimentos que foram passados no telão. Todos assistiram atentamente.


Foi entregue ao Padre uma placa com o nome da rua que homenageia seu pai, a qual não estava mais no pilar. “Esta é para voltar ao lugar de onde nunca devia ter saído”.





A comunidade, então, cantou em coro o Parabéns!

Com imensa alegria, suplicamos ao céu proteção de Maria e as bênçãos de Deus!





Foi realmente um momento de muito carinho e a comunidade fez fila para abraçar nosso Pároco.



Na sequencia, todos participaram de uma confraternização feita por muitas mãos, em comunidade, com direito a bolo e tudo!


 

Parabéns Padre Zé!!! 
A comunidade SVP deseja ao senhor 
graças, paz e muitas felicidades! 
Deus te abençoe!