quarta-feira, 7 de agosto de 2013

JMJ Rio2013: Mensagem do MCJ na JMJ!

“Ide e fazei discípulos em todas as nações”.
(Mt 28,2)




Foi com essa frase que nosso amado Papa Francisco iniciou sua homilia na Santa Missa de Envio da JMJ Rio2013, no domingo, 28/07/2013.


É impossível ter passado por tantos momentos marcantes nos dias que antecederam aquele domingo e não ser impulsionado por essa palavra de ordem. Embora a ordem realmente exista, não parece ser algo que nos deixe emburrados - como que se tivéssemos que agir por obrigação. Parece mais um empurrãozinho – mesmo que as 
palavras sejam fortes e nos alistem no exército de Cristo – pois estamos de acordo, queremos ir e fazer mais discípulos! O sentimento é de unidade. Uma vez que mais corações batem com a mesma alegria que o nosso, indo ao encontro de Cristo, vemos que não estamos sozinhos, muito menos apenas aqui, somos muitos e estamos no mundo. Nossa família não é limitada, mas crescente, viva e jovem! Depende muito de cada um, do quanto se esforça, para que ela continue assim: crescente, viva e jovem!


Nesses dias de graça no Rio, foi possível vivenciar o abandono em Deus. Era preciso colocar-se nas mãos de nosso Pai, para que Ele pudesse nos guiar, conduzir, mostrar onde queria que fôssemos , o que queria que víssemos, quem queria que encontrássemos. Sim, jogar-se na providência divina era necessário para que se pudesse desapegar daquilo que não é essencial, mas que, dia-a-dia, vai se entranhando cada vez mais nos 
corações e mentes. Diante de tanta alegria contagiante, tornava-se secundário trazer um celular a tiracolo, ter a preocupação de um planejamento de onde ir ou, até mesmo, de onde ficar. Totalmente desprendidos, foi possível sentir o toque de Deus e o sopro do seu Espírito guiando nossos passos e direcionando nosso caminhar, para que a vivência da graça de Deus pudesse ser multiplicada. Em oração, caminhando decididamente e sem amarras, fez-se verdade uma frase tão conhecida e dita por nós: “Deus provê, Deus proverá!”. Sim, Ele proveu! E cuidou de cada detalhe...




Quem pôde estar lá, pôde, também, trazer uma bagagem mais pesada, cheia de histórias para contar. Entre elas, é importante que se reflita sobre as graças – pequenas e grandes – que as acompanharam. Elas enriquecem o testemunho e ao contá-las, ajudam a fazer mais discípulos nas nossas nações.








E, por falar em nações, como foi lindo ver tantas nações unidas, realmente unidas, numa só voz, num só pensamento, numa só jornada. A comunicação com certeza não foi problema, pois sorrisos e abraços não precisam de tradução. Eram línguas diferentes, mas com falas iguais.


A juventude - de 8 a 80 – que esteve na JMJ Rio2013 mostrou que o mundo tem jeito! Mostraram que nem a distância de suas casas, de suas famílias, de seu aconchego, nem o frio, nem a chuva, nem o cansaço foram capazes de fazer desanimar.


Que essa luta pela perseverança, tão presente na jornada, ganhe força cada vez que lembrarmos da nossa missão, dos ensinamentos de Cristo e dos exemplos de nosso Papa Francisco.

 
Ahhh! E o Nosso Papa... Sua feição amorosa nos faz querer estar perto, seu exemplo de humildade nos deixa admirados e suas palavras de santidade e fé nos instigam e nos deixam no compromisso.




Agora, a bola está com a gente!
Contigo também...



Vamos lá, jovem!
Fazer discípulos é nossa missão!
  

Equipe Comunicação e Cadastro 2013