sexta-feira, 19 de julho de 2013

Tradição em JMJ: o "change-change" marca presença!


Durante a JMJ, jovens do mundo todo se reúnem em um só lugar e com o mesmo espírito. Como forma de recordação daqueles que se conheceram durante a Jornada, costuma-se trocar objetos típicos ou personalizados.


A Jornada Mundial da Juventude é sim um evento religioso, mas é também uma espécie de intercâmbio cultural intensivo. Uma semana para os peregrinos em geral. Duas semanas para os voluntários que já estão atuando no Rio. Quem fala outros idiomas, exercita. Quem não fala, passa a ter noções. E pelos relatos de edições anteriores, os ritos e símbolos católicos completam a comunicação.

Nessa dinâmica, tornou-se mania a prática do change, do verbo "trocar" em inglês. Mas é usado assim mesmo, como substantivo. Tanto que nas listas do que levar aparece sempre "algo para o change".

Cerca de 100 jovens da diocese de Vacaria terão essas fitinhas para usar e oferecer como lembrança da Semana Missionária e da JMJ.

Imagens:Mariana Batalha/arquivo pessoal

Já  na diocese de Caxias do Sul, foram confeccionadas 4 mil pequenas cuias em MDF que foram decoradas por diferentes grupos.

Imagem:Zenaira Giacomelli/arquivo pessoal

- É o chimarrão que aquece o coração do gaúcho e une família e amigos para uma prosa. - explica, a contadora e estudante de Direito, Zenaira Giacomelli. Integrante do MCJ (Movimento de Casais Jovens), ela coordenou com o marido a personalização de 500 lembrancinhas.

Do mesmo movimento, só que de Porto Alegre, também é esse squeeze personalizado. O objetivo é fazer uso na peregrinação pelo Rio, mas ao final do evento pode muito bem virar moeda de troca com estrangeiros



CONTRIBUIÇÃO: Equipe JMJ Rio2013
FONTE (adaptado): http://wp.clicrbs.com.br/caminhodajmj/2013/07/17/gauchos-se-preparam-para-o-change/?topo=52%2C1%2C1%2C%2C171%2Ce171#.Ueae8-ZUuBM.twitter por Sabrina Thomazi