quarta-feira, 3 de abril de 2013

Sexta- Feira Santa: Encenação da Paixão de Cristo

No dia 29/03, ás 15h, na paróquia São Vicente de Paulo, aconteceu a encenação da Paixão de Cristo. Foi uma tarde de grandes emoções e reflexões, onde vivenciamos a crucificação e morte do Nosso Senhor Jesus. Vimos suas quedas, dores e a força que vinha do Pai e o fazia continuar. “Então, conseqüentemente entregou-lho, para que fosse crucificado. E tomaram a Jesus, e o levaram. E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota”. (João 19,16-17)





Nos bastidores, momentos antes de iniciar a encenação, toda a Equipe Páscoa 2013, formada por pessoas da comunidade, se reuniu para pedir ao Espírito Santo que derramasse graças sobre cada um, sendo todos partes importantes na encenação. 




Enquanto isso, a Equipe de Liturgia 2013 também se preparava para expressar com músicas cada momento vivido na caminhada rumo ao madeiro.




Os amigos que cuidaram do cordão estavam atentos a todos os que poderiam ajudar para garantir a segurança no momento da procissão. 


 


A celebração começa, e a Equipe Missas 2013 é responsável por nos preparar para o grande momento, narrando as leituras iniciais. 




O Evangelho começa a ser encenado: Jesus realiza a Santa Ceia com os apóstolos. 




Mas é traído, preso, judiado, julgado...




... e condenado à crucificação. 




Maria encontra-se com seu filho. A dor é grande, mas ela sabe que Deus proverá a vitória a todo aquele que crer. “Maria santa e fiel, ensina-nos a viver como escolhidos!"


 


Momento em que Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz.




Verônica se compadece e limpa o rosto de Jesus. 




A comunidade se fez presente nesse dia tão especial e acompanhou a Via-Sacra, atenta ao sofrimento e angustia que Jesus passou por cada um de nós. 




A cruz pesa e Jesus, enfraquecido, cai. Mas não fica caído... É preciso continuar. É preciso chegar ao final desse Calvário. 




As mulheres choram ao ver tanta dor. O coração aperta. 




A dor de Jesus chega em seu ponto máximo. A multidão, emocionada, acompanha com atenção o momento da crucificação. 




Jesus é crucificado vivo.


 



 
Entrega-se ao Pai e dá seu último suspiro. 




Maria recebe em seus braços o filho morto. Que mãe pode ficar indiferente a uma perda tão grande? 




Esta é a imagem que representa a Sexta-feira Santa. Jesus está morto. Parece o fim... Mas é preciso continuar em oração, aguardar o tempo de Deus. Por isso, a Sexta-feira Santa é muito mais do que um feriado: é dia de vigília, entrega. Pois sempre haverá um Domingo para aquele que permanece firme na fé. 




Durante a encenação, nossa equipe da Comunicação e Cadastro teve o privilégio de entrevistar alguns casais e a comunidade, que deram seu depoimento. 

[Comunicação e Cadastro] Darlan (Darlan e Tati - Grupos 28 e 22), qual sua expectativa para o evento? E qual parte da encenação lhe toca mais? 
[Darlan] “A expectativa é linda, ainda mais, que a coordenadora da encenação a Margarete (Sandro e Meg), também é coordenadora do meu grupo. Todas as partes me tocam, cada momento de um jeito, por tudo que Cristo passou por nós, ainda mais ao lado da filha da coordenadora da Páscoa, a Mel.”
A Melissa (Mel) deixou um recado: “Te amo mãe, te amo pai! Parabéns pelo trabalho!” (aos pais, Sandro & Meg (Mel e Samuel), dos Grupos 28 e 44).” 

[Comunicação e Cadastro] Estamos conversando com os pais do Adriano (Adriano e Chirlen, Grupo 38) que está encenando como Pilatos. Qual a emoção de ver seu filho participando da encenação da Paixão de Cristo? 
[Dona Nadir (Mãe do Adriano)] “Eu dou os parabéns para ele, por ser tão corajoso. Eu não teria essa coragem toda.”

[Comunicação e Cadastro]: Qual a expectativa para o evento? 
[Dona Nadir] “Que seja muito lindo, e que ele siga na carreira de cristão na igreja.”

[Comunicação e cadastro]: Senhor Tadeu (pai do Adriano), qual sua expectativa de ver o Adriano encenando? 
[Senhor Tadeu] “Ele é um cara bem bacana, bem espontâneo. Vai ser bem legal.”

[Comunicação e cadastro] Estamos com o Matheus, do CLJ, que fará o Cirineu, momentos antes de ele entrar em ação. O que você está sentindo neste momento? 
[Matheus] “É um nervosismo, pela importância que este momento tem na nossa fé, pelo que significa para ela. E, independente de qual seja o papel, participar desta encenação é uma grande responsabilidade. A minha confiança é que Deus agirá. Que seja feita a vontade dele! Que nesse momento não seja eu, mas sim Deus, fazendo sua vontade.”

[Comunicação e cadastro] Paulinho (Paulo Ricardo e Rita, Grupos 24 e 13, coordenador da Liturgia 2013), qual a emoção neste momento? 
[Paulinho] “Sempre ansioso, momento muito importante para todos nós, viver um pouco desta realidade que Jesus passou. Para nós, é um privilégio estar presente neste momento.”

[Comunicação e cadastro] Vejo uma imagem de Nossa Senhora encima da mesa de som. Qual o significado dela pra vocês? 
[Paulinho] “Maria sempre abençoa e revela ao Pai nossas dificuldades. Por isso, ela está presente, abençoando nossos dons para este momento.”

[Comunicação e cadastro] O que a comunidade viu e sentiu durante a encenação?
[Senhora Malinski, da Paróquia Santo Antônio da Vendinha ] “Sou da Paróquia Santo Antônio da Vendinha, e viemos aqui a convite da minha filha. A encenação é muito emocionante! Só não se emociona quem não tem coração. Muito lindo, muito bonito mesmo!” 

[Dini (Denise e Diego - MCJ Nossa Senhora de Fátima)] “Achei muito bonito, muito bem feito, profissional mesmo! Teatro lindo, emocionante! Pessoal bem entrosado, ficou lindo! Agradecemos a comunidade que se fez presente e a todas as paróquias visitantes...”

E pra você, como foi vivenciar a encenação da Paixão de Cristo?
Deixe seu comentário!