domingo, 3 de junho de 2012

II ENFLAMA


No dia 27/05/2012, na Paróquia São Vicente de Paulo Cachoeirinha-RS, foi realizado o 2º ENFLAMA (Encontro de Núcleos para Formação Litúrgica e Aprofundamento de Músicos e Animadores). 

Estiveram presentes neste dia, nove dos quatorze núcleos do MCJ existentes a nível Diocesano, totalizando 52 casais e 48 crianças. Foi um dia maravilhoso de muita Oração, Aprendizado, Integração e Música. Os assuntos abordados durante o dia foram:
  • A Importância da Música no MCJ - (Estatuto) A Equipe da Liturgia faz parte da Coordenação Geral, bem como Secretários e Tesoureiro cada um com sua função. A Liturgia tem a responsabilidade de assumir a Espiritualidade do ano durante os eventos.
  • A importância da música no ECJ – Preparação dos ensaios, sintonia musical, não perfeição técnica, ou seja, espiritualidade e harmonia. Músicas: devem ser escolhidas de acordo com cada momento, deve ter sentido e estar ligado principalmente com as palestras. Somos exemplos dentro e fora do encontro. Não somos artistas, somos evangelizadores. Não estamos realizando um show, estamos transmitindo a Palavra de Deus através da música, portanto o S da simplicidade deve prevalecer. Buscar proximidade e interação com todos. Frase do Eugênio Jorge: “Se não somos exemplos, ídolos é que não podemos ser!”. “Não cantamos para Deus, devemos cantar o próprio Deus!”. Nossa principal arte é AMAR!
  •  A importância da música na MISSA: Foi entregue um DVD Canto e Música na Liturgia
  •  A importância da música na VIDA- Ministrada pelo Cantor e Compositor Rodrigo GRECCO colocou sua experiência de vida com música, momento muito especial.
Foi um encontro maravilhoso, pois com a contribuição de todos chegamos ao resultado esperado. Descobrimos também que em todos os núcleos existem talentos que podemos usufruir como os de compositores, pois os núcleos receberam a tarefa de compor uma música com a passagem Bíblica que receberam junto com a inscrição e fomos presenteados com músicas lindíssimas, sendo estas correspondentes a palestras do ECJ. Experimentamos o gostinho de sermos um só MCJ. Foi muito especial!

Aqui, a música preparada pela Liturgia da SVP especialmente para o Enflama:


As crianças foram cuidadas e evangelizadas por nossa querida e especial Equipe da Evangelização, pelas fotos a seguir dá pra sentir o carinho e a dedicação desta equipe, no qual este ano está experimentando dividir a turma em duas de acordo com a faixa etária, experiência esta que pelo visto já deu certo! Parabéns Adilson e Tati e equipe, que Deus continue os fortalecendo.



Em especial agradecemos a Equipe da Cozinha que preparou nosso café da manhã, almoço e lanche. Sem dúvidas Deus os escolheu Ivan e Luci, Gilson e Alba, Elizandro e Lu e Gilson e Sandra. PARABÉNS!


Não poderia deixar para trás dois casais encantadores que se viraram em mil no domingo e mesmo assim estavam sempre com um sorriso encantador, cuidaram do bem estar e do estacionamento Fabrício e Kaká e Marcos e Daisy. Sem palavras para agradecer vocês foram especiais.

Equipe da sala, como disse nosso diocesano, Sandro e Meg, Cleber e Dana, Nei e Ká, Paulinho e Rita: impossível descrever o que fizeram, foram um exército juntamente com o restante das equipes, sem demagogia vocês foram fundamentais para que tudo desse certo. Obrigado pelo sim, obrigado pela dedicação e esforço, que Deus se faça presente sempre na vida de cada um de vocês. Estamos felizes, dever cumprido e recompensado pelo maravilhoso resultado. Tudo isto porque estamos com Cristo nesta caminhada que como diz São Francisco de Assis: 

“Muito mais importante que começar e continuar é chegar até o fim!! Põe- te a serviço!!”

Zete e Lê (Andressa e Matheus) - grupos 22 e 33

-------------------

Desde que chegamos no sábado vimos uma equipe dedicada que pegou firme do inicio ao fim para a organização deste II ENFLAMA! E o nosso prêmio foi ver os casais dos núcleos que se colocaram a disposição na busca do seu aprofundamento na música. 




Vimos casais que em 1 minuto se organizaram e sem se conhecer tocaram como se conhecessem há anos e vimos casais que se conhecem que apresentaram letra e música com muito carinho e amor. 



Vimos esposa e esposo que "Promoveram o crescimento em Cristo um do outro".



E vimos também um compositor que nos relatou através das músicas que cantou, todos os momentos que a música se fez presente na sua vida.  





Enfim, testemunhamos as maravilhas que Deus faz em nossas vidas usando a música que Ele mesmo criou para nós para que sejamos aqueles que vamos moldá-la para transmitir a sua mensagem aos irmãos. 




"Neste final de semana, tivemos a prova que a música está em cada um de nós esperando que a coloquemos para fora!"
     
Sandro e Meg (Melissa & Samuel)- grupos 28 e 44

----------------


No embalo das letras musicais, das melodias, dos Testemunhos, do Serviço... aprendemos mais uma forma de obter a Luz do Senhor. O ENFLAMA nos mostrou que olhar para o alto também é absorver conhecimentos, e buscar aplicar humildemente em animar, cantar, tocar, compor... Que estas graças possam ter feito a diferença no coração de todos que participaram desta oportunidade, criada pelo nosso Senhor Jesus Cristo.

Nei e Ka (Eduarda) - grupo 39
-----------------
Certa noite nós, Paulinho e Rita, recebemos um telefonema um tanto estranho. Fomos convidados pelo casal Zeti e Lê a participar de uma equipe “nova” no movimento. Completamente surpresos e curiosos ficamos a imaginar e até tentamos especular o que seria esse tal ENFLAMA. Na primeira reunião ficamos sabendo que não precisaríamos inflamar ninguém... e sim que era um encontro para músicos e animadores.

Deus estava presente desde o primeiro encontro, pois a equipe toda se entrosou muito bem e já saímos de lá com o cronograma praticamente pronto. A cada nova reunião aprimorávamos ou acrescentávamos mais um detalhe, sempre com muito entusiasmo e alegria.

E depois de reuniões, ensaios e orações chegou o grande final de semana.   No sábado nos reunimos para organizar o centro cultural para o domingo.  Houve muitos momentos de descontração, pois todos estavam muito animados. Tudo foi preparado com muito amor e carinho para receber os participantes, desde a confecção dos crachás até o tempero da comidinha.

 Estávamos ansiosos para que o domingo chegasse e ele chegou... Amanheceu com muita cerração, anunciando um dia abençoado de sol. Como já falamos, Deus esteve presente dede o início e no domingo sua presença estava mais perceptível ainda. Entre muitos sorrisos e abraços recebemos os nossos irmãos em Cristo. E o dia foi transcorrendo com muitas surpresas e emoções. Ficamos maravilhados com a motivação que o pessoal estava.  Os núcleos nos surpreenderam com a dedicação na confecção das músicas. Todas muito lindas e que falavam ao coração. 

Enfim o sucesso desse dia se deu ao entrosamento espetacular de toda a equipe, ao entusiasmo de todos os participantes que vieram com muita “sede” de liturgia e principalmente a Deus.

Para nós, trabalhar nessa equipe foi como se tivéssemos sido convidados a nos entregarmos nos braços do bondoso Deus. O ENFLAMA foi um momento rico e oportuno para renovarmos a nossa vida de oração e nossa espiritualidade. O ser humano, em especial os dedicados à vida religiosa como nós, necessita de uma parada nas correrias do dia-a-dia para ampliar esse contato com o Pai. O ENFLAMA se tornou este momento no qual paramos para refletir sobre nós mesmos, sobre a nossa condição de vida; quais motivações que temos para as tarefas que realizamos na igreja e para o modo como estamos agindo e nos comportando no movimento. Enfim, uma série de questionamentos que puderam ser respondidos por meio da música, da oração e de um aproximar-se mais intenso com o Senhor.

Paulinho e Rita (Luísa) – grupo 24